O vereador Marcelo Bisogno (PDT) apresentou, nesta terça-feira (Dia da Mulher), um projeto de lei que prevê alteração no desembarque de mulheres que utilizem o sistema de transporte coletivo de Santa Maria. Na prática, elas poderiam descer em qualquer lugar e, até mesmo, distante das paradas de ônibus convencionais.
A proposta que foi redigida em conjunto com o presidente da Juventude do PDT, Nicolas Xavier teria validade com horário pré-determinado: das 22h até as 5h. A matéria, se aprovada, também contemplaria os idosos.
O projeto, agora, passará pela análise das comissões da Casa e, igualmente, pela Procuradoria Jurídica do Legislativo. Não havendo nenhum apontamento ou questionamento, a matéria será colocada em votação pelos parlamentares da Câmara.
Para Bisogno, o projeto trará um ganho, principalmente, às mulheres. O pedetista justifica a proposta ao dizer que a medida poderá dar maior segurança ao público feminino:
A ideia é dar a chance de essas mulheres desembarcarem fora dos pontos convencionais. Assim, elas não ficam tão expostas à ação de bandidos. Isso pode, no meu entendimento, dificultar a ação de criminosos. Até porque, infelizmente, muitas das paradas de ônibus estão situadas em locais escuros e onde a iluminação pública é precária ou, até mesmo, inexistente.
"